É um exame não invasivo e que não oferece dor ao paciente, indicado para analisar a glândula tireoide, sua morfologia e principais alterações.
A principal função desse exame é a avaliação das doenças difusas do parênquima tireoidiano e a detecção e acompanhamento de nódulos
tireoidianos. A avaliação da vascularização dos nódulos através do estudo Doppler contribui para um diagnóstico mais preciso para o médico assistente.
As principais vantagens da ultrassonografia da tireoide com estudo Doppler são:
Preparo para o Exame
É um exame não invasivo e sem contraindicações, utilizado para avaliar as artérias carótidas e as artérias vertebrais. Ele permite que o médico analise a anatomia e as principais alterações dos grandes vasos que irrigam o encéfalo, como placas de gordura ou
espessamentos nas paredes desses vasos.
Esse exame auxilia a avaliação do risco cardiovascular dos pacientes, além disso, não utiliza contraste iodado ou radiação ionizante e não apresenta efeitos colaterais.
Preparo para o exame
A ultrassonografia mamária é um exame muito importante para as mulheres e, em conjunto com a mamografia, é o melhor método de rastreamento para o câncer de mama. Os dois métodos se complementam e têm suas particularidades.
A principal função da ultrassonografia é analisar alterações mamárias como nódulos, cistos, doenças inflamatórias e implantes mamários.. As principais vantagens da ultrassonografia de mamas são:
Preparo para o exame
A Ultrassonografia de Abdome Total é indicada para avaliar a morfologia dos principais órgãos localizados na região abdominal, como pâncreas, fígado, vias biliares, vesícula biliar, rins, bexiga e retroperitônio.
Pode ser utilizada nos seguintes casos:
Preparo para o exame
A ultrassonografia pélvica pode ser realizada de duas maneiras: pela via transvaginal (quando realizada através da vagina) ou pela via supra-púbica (quando realizada através do abdome). Em ambos os casos, é um exame pouco invasivo e indolor para a paciente.
A ultrassonografia transvaginal é realizada com a mulher em posição ginecológica, com a introdução de um transdutor pela vagina. Ela é
indicada para avaliar as estruturas pélvicas femininas, como o útero, endométrio, ovários, tubas uterinas e vagina.
Já a ultrassonografia supra-púbica é realizada pela via abdominal, indicada para crianças e adolescentes ou mulheres que não tiveram relações sexuais.
As principais indicações da ultrassonografia pélvica de rotina são:
Preparo Para Ultrassonografia Pélvica Transvaginal
Ultrassom transvaginal, ultrassom transvaginal com Doppler, ultrassom para verificação do DIU, ultrassom obstétrico inicial.
Preparo Para Ultrassonografia Pélvica Supra-Púbica
Esse exame não invasivo e indolor permite analisar o sistema circulatório arterial e venoso através de um transdutor sobre a pele da paciente, emitindo ondas sonoras (inaudíveis pelo ouvido humano) que chegam até os órgãos e voltam através de ecos emitidos pelas hemácias.
As principais indicações desses exames são: